segunda-feira, 18 de abril de 2011

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO


EU ATE ME VESTI DE EMÍLIA
( HORA DO CONTO/1°ANO)
                                                     A Pílula Falante

Narrador – No Sítio do Pica-Pau Amarelo mora uma senhora chamada Dona Benta, vive afastada da correria e do barulho da cidade grande.

Narrador - Junto com Dona Benta mora a Negra Tia Nastácia, que adora fazer bolinhos de chuva.Dona Benta – Humm! Que cheiro bom este! O que você está fazendo?
Nastácia – Estou preparando alguns bolinhos de chuva.
Dona Benta – Ai que delicia!
Narrador – No sítio mora também a neta de Dona Benta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Ela vive no mundo de fantasias, e não desgruda de sua boneca Emília, feita de pano pela Tia Nastácia.
Narizinho – Vovó. Queria tanto que Emília falasse como nós, para ter com quem conversar.
Dona Benta – Hahaha, ela é apenas uma boneca, não tem como ela falar.
Narizinho – Tem sim, quando eu fui lá ao Reino das Águas Claras, o Doutor Caramujo me deu uma de suas pílulas, para que eu desse a Emília e ela começasse a falar.
Nastácia – Aonde já se viu boneca falar, pílula falante, caramujo ser doutor, isso é coisa da sua imaginação.
Dona Benta para Tia Nastácia – Essa minha neta tem cada idéia, hahaha.

Narizinho – Vovó, Tia Nastácia, venham até aqui, rápido!

Narizinho – Fala Emília, fala Emília, fala.
Emília – Estou com um horrível gosto de sapo na boca. Eca!
Narizinho – Uhuulll! Viu vovó, como minha boneca pode falar!
Emília – Mas que caras são essas? Quem são todos esses? Pra que tanta gente? Tem festa aqui hoje, é? E vocês? Sabem por que elas estão com essas caras de corujas azedas? Quem são vocês? Qual seu nome? E a sua idade? Você estuda? Tem q estudar pra ficar tão inteligente quanto eu! E você ai, gosta do Sítio?

Narrador – No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível, a fantasia se mistura com a realidade, e assim, criando muitas aventuras com essa turminha.

Dona Benta – E alguém aqui sabe me dizer quem foi Monteiro Lobato?
Emília – Eu sei é claro, porque sou muito inteligente! Ele foi um grande nome da literatura brasileira, nasceu em Taubaté, na cidade de São Paulo, no ano de 1882.
Dona Benta – Isso mesmo Emília! E Monteiro Lobato começou publicando seus primeiros contos em jornais e revistas.
Nastácia – E estes contos foram colocados em um dos livros dele, que se chama Urupês.
Narizinho – Mas ele é mais conhecido entre as crianças por seus personagens: Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, e muitos outros que fazem parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Nastácia – No ano de 1948, Monteiro Lobato morreu, mas nos deixou esse grande sucesso, adorado pelas crianças e também por muitos adultos.
Dona Benta – E a gente vai ficando por aqui, mas daqui a pouco, vamos ter muitas mais aventuras.
(Teatro de varas)
 
(Atividades para o 4° e 5° ano)


Um comentário:

  1. Angélica,Teu blog tá Show!! eu nem te conheci a primeira vista vestida de Emília.
    Feliz Páscoa!
    Pra vc e todos os seus

    ResponderExcluir